A transpiração excessiva de determinadas pessoas fede muito. Enquanto outras nem mesmo precisam de desodorante. Em conformidade com estudos, aproximadamente 2% dos europeus e na grande parte dos asiáticos falta uma proteína que faz o suor ficar fedendo. Lamentavelmente, o resto do mundo não tem tanta sorte. Todavia, a notícia boa é que você pode vir a ter mais controle sobre seu cheiro corporal do que você pensa. O suor em si não é o problema do cheiro desagradável, mas, na verdade, uma bactéria que se apraz com sua transpiração, produzindo os cheiros ofensivos a você e às outras pessoas.

Quais motivos levam o suor a catingar?

porque-corpo-cheira-mal Se só pensar um acontecimento faz você suar, você não está sozinho. A grande parte das pessoas menciona um suor nervoso no momento em que confrontado com algo estressante. A ansiedade ativa o hormônio cortisol em seu corpo, o qual, por sua vez, ativa suas glândulas sudoríparas em alta velocidade. O suor, nesse caso, fica preso na sua veste e, combinado com suas bactérias, repentinamente, lá está o cheiro forte fazendo você se preocupar.
Existe uma razão pela qual nenhuma pessoa mais utiliza vestidos de poliéster. As fibras naturais, como o algodão, a lã e o linho sugam a transpiração de sua pele e deixam que ele suma. Porém, as fibras sintéticas como o poliéster, o nylon e até algumas fibras naturais como a seda podem parecer encantadoras, apesar disso, sua capacidade de repulsar a água (e seu suor) fará você feder no fim. Ao contrário de ajudar a repelir o suor para longe das bactérias de sua pele, estes tecidos mantêm-no preso na superfície.

Cuidado com o desodorante

porque-corpo-cheira-mal Acredite! O produto que você compra para ajudar a conservar o perfume do corpo pode, de fato, agravar o inconveniente. Alguns desodorantes, loções e outros produtos para limpeza corporal apresentam componentes que podem facilitar o acréscimo de bactérias e, portanto, o cheiro ruim. Vários doutores, hoje em dia, orientam pacientes com problemas de odor corporal a utilizar apenas água fresca sempre que se limpam, pois a própria transpiração não possui cheiro.
Se isto não é satisfatório para você, eles propõem que teste suco de limão diluído com água ou vinagre de maçã – o ácido vai impedir o crescimento de bactérias, a verdadeira procedência do mau cheiro.

Medicamentos que causam cheiro ruim

porque-corpo-cheira-mal Vários medicamentos têm intensificado a transpiração ou odor corporal como um efeito colateral conhecido. Isso abrange remédios sem prescrição, pílulas dietéticas e medicamentos para alergias, e até certos antidepressivos e pílulas anticoncepcionais.

Falta de nutrientes

Claramente, comer toneladas de alho pode fazer você cheirar como um pote de tempero na academia no dia posterior, todavia o que você não come também pode interferir no cheiro do seu corpo. Os estudiosos notaram que as pessoas que são deficientes de magnésio, um elemento imprescindível achado em vegetais frondosos e nozes, adquiriram odor corporal mais pesado do que aquelas pessoas que conseguiram o bastante. Em alguns dias, se a dieta dos pacientes não contém nada particularmente tóxico, o suplemento de magnésio os desodoriza, concluíram os cientistas.

Vegetarianos ou carnívoros

porque-corpo-cheira-mal Os vegetarianos e os carnívoros incriminam-se uns para os outros de cheirar mal por causa da suas alimentações – e, enfim, eles podem estar certos. Em relação à química do corpo de uma pessoa, alguns indivíduos não são capazes de metabolizar alimentos que contenham grandes quantidades de colina, nutriente presente em alimentos como ovos, peixes, fígado e leguminosas. O produto é um odor “suspeito” que é capaz de ser muito prejudicial, informa um especialista. Alimentos ricos em exigem deterioração metabólica ativa pelo organismo e podem amplificar a chance de cheiro corporal aumentado.
As bactérias possuem um paladar notável, e elas adoram os doces açucarados tanto quanto você. Coma diversos doces e não apenas a sua cintura vai sofrer as implicações. De acordo com um nutricionista, todos estes tratamentos podem ocasionar um crescimento demasiado de fermento, o que, por sua vez, converte estes açúcares em álcoois que o fazem cheirar qualquer coisa, de menos o doce.
Para não indicar, o subproduto de todo o fermento nas suas tripas é gás – não precisamos contar-lhe como isto é desagradável!

VISITAS AO BANHEIRO

Pode soar estranho, porém conter sua urina ou fezes não só irá fazer você desejar um toalete, mas também é capaz de fazê-lo cheirar como um. Os especialistas constataram que, em ocorrências de constipação mais forte, as toxinas liberadas pelo sistema digestivo podem infiltrar pelos poros, provocando-lhe o que é chamado de “odor de corpo fecal”. Além do mais, o cheiro “de amônia” de uma infecção de trato urinário pode ficar tão concentrado, que o cheiro sai pelos seus poros também.