A dor na lombar é um fato da vida. Quase todos os indivíduos irão sofrer deste incômodo, mais cedo ou mais tarde. Uma das principais razões de dor nas costas, seja dor profunda ou dor permanente, é a lombalgia.

O que é tensão lombar?

Uma série de músculos e ligamentos lombares conservam a constituição óssea da coluna vertebral no local. Você pode fadigar estes músculos esticando bastante, a ponto de causar pequenos rasgões no tecido. Os músculos ficam debilitados, portanto, eles não conseguem cumprir a tarefa de deixar os ossos da coluna vertebral acertadamente no local. A coluna fica instável, ocasionando lombalgia. E como os nervos da medula espinhal se prolongam ao longo de todo o corpo, a dor pode dar-se em áreas diferentes.

O que origina a lombalgia?

Intenso estímulo físico.
Queda
Encurvar ou abaixar repetidamente.
Erguer objetos pesados se você não estiver bem fisicamente.
A lombalgia ainda é capaz de ser ocasionada por estresse emocional, postura imprópria, excesso de peso, ou por permanecer assentado na mesma postura por longos períodos de tempo. Até uma tosse grave pode resultar em lombalgia.
Leve em conta que a lombalgia não pode ser responsabilizada sobre toda a dor lombar. Há diversas outras causas, como hérnia de disco, quebras, nervos comprimidos, artrite, inflamações e câncer.

Vestígios da lombalgia

tensao-lombar-como-prevenir-e-tratar Dores e rigidez nas costas.
Dores nos quadris e nas pernas, às vezes na parte posterior da coxa.
Dores que pioram ao inclinar ou alongar o corpo, tossir ou dar espirros.
Dado que alguns sinais de tensão lombar são semelhantes aos de doenças mais graves, é necessário que o caso seja examinado por um clínico.
Para diagnosticar a tensão lombar, o seu médico vai te dar um exame total. Você também é capaz de carecer de raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Esses exames extras podem ser necessários se a sua dor não desaparecer sozinha ou com tratamento conservador.

Qual é o tratamento para a tensão lombar?

A tensão lombar pode ser uma lesão bem doída e deprimente. Porém a bela notícia é que a grande parcela destes casos se cura por conta própria, dado o devido tempo. Para acelerar a melhora, você precisa:
Pôr gelo nas costas para diminuir a dor e o inchaço, assim que se ferir. Fazer isto no decorrer de 20 a 30 minutos a cada três a quatro horas por dois a três dias. Você inclusive pode botar gelo nas costas após a prática física.
Aplique calor na lombar – entretanto somente após dois a três dias da utilização do gelo. Use calor nas suas costas apenas a partir do inchaço inicial ter sumido. Você pode utilizar uma bolsa térmica ou, unicamente, banhar-se com água quente.
Tome analgésicos ou outras drogas, caso seja sugerido pelo seu clínico. Os anti-inflamatórios não esteroides ajudarão com a dor nas costas e a inflamação. Por outro lado, estes medicamentos podem ter efeitos colaterais. Eles precisam de ser usados ocasionalmente, a menos que seu médico diga outra coisa. Os analgésicos e os relaxantes musculares prescritos, certas vezes, são necessários.
Se o seu médico aconselhar, faça fisioterapia para aumentar a intensidade da musculatura das costas. Não fique na cama ou sofá toda hora. Isto irá agravar a lombalgia.
Não importa o que os indivíduos lhe digam, o descanso na cama não vai aliviar a dor. As pessoas costumavam dizer que o adequado tratamento para a lombalgia era deitar de costas até melhorar. Todavia apontamentos mostram que isto não ajuda.

Quanto tempo leva para a lombalgia melhorar?

A média de restabelecimento depende da gravidade da tensão lombar. Episódios leves são capazes de ser solucionados em alguns dias, mas pode levar semanas em situações mais graves.

Como prevenir a tensão lombar?

Já que a dor lombar desapareceu, seu médico, provavelmente, irá propor que você inicie uma rotina de exercícios regulares. Isso vai aumentar a força nos músculos das costas e vai deixar esses músculos mais flexíveis. Isso vai minimizar as chances de você ter nova lombalgia no futuro. O médico irá poder indicar atividades de baixo impacto como nadar ou usar uma bicicleta ergométrica.
Não tente retornar ao seu nível antigo de prática física até:
Você ser capaz de se locomover tranquilamente – com flexibilidade – como antes da lesão
Você não sentir dor quando se dobrar, torcer, andar, correr e saltar.
Se você começar a se exercitar antes que sua tensão lombar seja tratada, você é capaz de acabar com lombalgia crônica e lesão permanente.

 

Aqui estão muitas dicas a fim de auxiliar na prevenção da tensão lombar:

Se você sentir dor lombar durante a prática física, pare.
Se você sentir dor nas costas um dia de intensificação do seu treino, espere poucos dias para modificar a ficha.
Exercite e alongue os músculos das costas diariamente.
Evite adormecer de bruços. Repouse de costas ou de lado e coloque uma almofada no meio das pernas.
Ao pegar alguma coisa pesada, dobre os joelhos, não na cintura.
Perca peso se você tiver com quilos a mais.
Adote uma boa postura. Sente-se em assentos retos, com as costas contra as costas da cadeira.