Toda mulher, quando descobre estar esperando um bebê, quer sempre saber a data prevista para o nascimento da criança. Embora a grande maioria das gestantes conceba bebês perfeitamente saudáveis duas semanas antes ou duas semanas depois do dia da previsão feita pelo médico especialista em parto, recomenda-se que as mulheres esperem até 40 semanas para até darem à luz seus nenéns.

Em um estudopublicado sobre parto, 201 novas mãesforam questionadas sobre induzir o trabalho de parto em casa. Dessas mulheres, 50% tentaram algum método natural de indução.

Ao chegar às 40 semanas de gestação, muitas mulheres se sentem cansadas, inchadas, indispostas e altamente ansiosas para estarem com seus bebês no colo. No entanto, não apresentam qualquer sinal de que o bebê esteja para nascer. Por isso, nessa fase da gravidez é possível usar alguns artifícios e métodos naturais para entrar em trabalho de parto sem causar nenhum mal à saúde do recém-nascido.

Não há evidências científicas de que a maioria desses métodos funcionem, então você deve sempre falar com o seu médico antes de tentar qualquer um deles. Mesmo que o médico não confirme a efetividade da prática para a indução do parto, ele poderá informar se é seguro tentar no final da sua gravidez.

Exercícios

Qualquer exercício que faça subir o ritmo cardíaco, desde que seja seguro para sua condição física, como uma longa caminhada, é bom para induzir o trabalho de parto. Mesmo que esse método não funcione, é uma ótima maneira de aliviar o estresse e manter o corpo forte para a hora do parto.

Sexo

Teoricamente, existem várias razões pelas quais ter relações sexuais pode induzir o trabalho de parto. Por exemplo, o sexo pode liberar oxitocina, o que pode ajudar a acelerar as contrações uterinas. Ter relações sexuais é seguro em pleno termo, período que o bebê está pronto para nascer, mas você não deve ter relações sexuais depois que sua bolsa estourar. Isso pode aumentar o risco de infecção.

Estimulação do mamilo

Estimular seus mamilos pode fazer seu útero se contrair resultar em trabalho de parto. A oxitocina é o hormônio que faz com que o útero se contraia e o leite seja liberado pelos seios. Na verdade, se você optar por amamentar seu bebê logo após o parto, essa mesma estimulação é a que ajudará seu útero a voltar ao tamanho original. Você ou seu parceiro podem estimular manualmente seus mamilos ou pode tentar usar uma bomba de mama.

Alimentos picantes

Há um conto das mulheres antigas de que comer alimentos picantes pode levar a mulher ao trabalho de parto. No entanto, nenhum estudo garante essa conexão. Não é recomendado que se coma alimentos picantes se eles não fizerem parte da sua dieta normal.

Chá vermelho de folha de framboesa

As parteiras geralmente recomendam beber chá de folhas de framboesa vermelha à medida que a data prevista para o parto se aproxima. O chá pode tonificar e fortalecer o útero, preparando o órgão para o trabalho de parto. Mesmo que não funcione, o máximo que poderá acontecer é você ficar bem hidratada.

Esperando o início do trabalho de parto

Enquanto a maioria das mulheres já estarem prontas para parir com 40 semanas de gestação, e ansiosas para ter os bebês em seus braços, fora de seus ventos o mais rápido possível, há muitas vantagens em esperar até que seu corpo naturalmente decida entrar em trabalho de parto – incluindo a recuperação. As mulheres que não são induzidas, geralmente,se recuperam mais rapidamente do que as que passaram por alguma indução. Isso significa que mais tempo no útero pode significar que você e seu bebê voltarão do hospital mais cedo.

A melhor opção é que você deixe seu corpo fazer o trabalho por mais alguns dias e use seu tempo para descansar o máximo que puder. É mais fácil falar do que fazer quando se está com nove meses de gravidez, mas você e seu bebê precisarão de toda sua energia em breve.

Os bebês nascidos após uma gravidez a termo também experimentam outros benefícios. Mais tempo no útero geralmente significa:

Mais tempo para construir músculos e força, baixo risco de baixo nível de açúcar no sangue, infecção e icterícia. Respiração melhorada, enquanto bebês nascidos até duas semanas antes podem experimentar duas vezes o número de complicações. Os bebês termo se alimento melhor, percebe-se aumento do desenvolvimento cerebral, com o cérebro crescendo um terço do tamanho entre as semanas 35 e 40 semanas.

Consulte sempre seu médico

Antes de tentar qualquer coisa que possa induzir o trabalho de parto, você deve conversar com seu médico para superar quaisquer riscos ou possíveis complicações. Embora alguns desses métodos sejam folclore popular entre mulheres grávidas, poucas evidências científicas apoiam a eficácia das téncicas. Na maioria dos casos, é melhor deixar o bebê definir sua própria data de nascimento, mesmo que isso signifique esperar mais um tempinho.