Saiba como higienizar as frutas e vegetais

Comer uma alimentação diversificada, incluindo muitas frutas e vegetais, é uma das chaves da boa saúde. Em contrapartida, para se conservar com saúde, é ainda fundamental convencer-se de que o alimento que você come é seguro. Um modo de fazer isso é confirmar que as frutas ou vegetais que você ingere tenham sido satisfatoriamente lavadas antes de descascar, cortá-las, comer ou preparar todas elas.

De que modo as frutas e as verduras se contaminam

lavar-frutas-vegetais Embora a grande parte dos consumidores entenda que os alimentos derivados da carne necessitam ser devidamente tratados para prevenir disseminação de enfermidades, alguns não entendem que frutas e verduras podem gerar inclusive danos à saúde caso não sejam manipulados e armazenados de maneira adequada.

Ano após ano, frutas e vegetais infectados têm sido responsáveis por diversos surtos de doenças proliferadas por estes alimentos. Muitas das formas pelas quais as frutas e verduras podem se infectar abrangem: substâncias desfavoráveis presentes no solo ou na água no decorrer da etapa de desenvolvimento dos vegetais; má higiene entre trabalhadores ao longo da colheita, embalagem e carregamento.

Como higienizar frutas e vegetais

Comece adotando o produto sem amassado, mofo ou outros sinais de danos. Se você está adquirindo itens industrializados, analise se eles foram refrigerados ou congelados no mercado. Em seguida, no lar, armazene as frutas e verduras que podem estragar no refrigerador até estar pronto para manuseá-los.

Limpe suas mãos por vinte segundos com sabão e água morna antes e depois de manejar produtos frescos. Use uma faca amolada para cortar qualquer área danificada ou ferida da fruta ou verdura. Limpe o alimento antes de descascar. Dessa maneira, os contaminantes não serão passados da sua faca para eles. Preserve as frutas ou verduras sob água da torneira, esfregando-as delicadamente enquanto você a limpa.

Para produtos com cascas espessas, como melões e abóboras, utilize uma escova limpa para esfregar a superfície ao passo que você limpar. Itens com superfícies desiguais, como couve-flor e brócolis, carecem de ser imersos de um a dois minutos em água gelada para retirar contaminantes. Empregue um pano limpo ou uma toalha de papel para enxugar o alimento antes de utilizá-lo-lo.

Como limpar verduras de salada

lavar-frutas-vegetais Saladas verdes exigem atenção especial. Primeiro, descarte as folhas exteriores murchas. Depois, prepare e limpe as folhas verdes consoante o aconselhado para cada estilo. Para as alfaces frondosas, como a folha de verde ou roxa e a americana, retire e rejeite a extremidade da raiz. Desmembre folhas e as preserve sob água corrente gelada para retirar toda impureza.

Para folhas verdes menores, como espinafre e rúcula, coloque-as em uma vasilha ou uma pia higienizada cheia de água fria por mais ou menos 30 segundos. Retire as folhas e agite de forma suave para deixar a impureza e outros detritos caírem na água. Reforce o procedimento, se necessário.

Orientações: Não utilize sabão ou detergentes ao lavar o produto. Você não necessita procurar uma saída extraordinária para limpar frutas e vegetais. Água limpa e corrente é o bastante. Lave todos os produtos antes de usar, ainda que você vá descascá-los. Qualquer impureza e germes no lado externo de produtos não limpos podem ser passadas da faca para as frutas ou verduras.

Inclusive frutas e vegetais orgânicos, tal como os feitos a partir de seu próprio jardim ou mercados de agricultores locais, carecem de ser muito higienizados.