Descubra as delícias do chips de maçã, hoje em dia mais e mais pessoas estão procurando opções de alimentação saudável, mas também querem alimentos que sejam convenientes. Independentemente de onde você faz suas compras, a maioria dos supermercados têm uma coisa em comum: lanches e, especialmente, opções mais saudáveis, mas também, mais caros.

Nós todos sabemos que a fruta é uma parte importante de uma dieta saudável. Mas, os lanches de frutas que você encontra em supermercados e lojas de alimentos tendem a ficar bastante caros.  Então, a questão é como você pode obter os nutrientes essenciais, minerais e fibras que a fruta oferece sem quebrar seu orçamento ou ser um transtorno completo?

Uma maneira é fazer isso sozinho. Vamos pegar as maçãs como um exemplo e os benefícios nutricionais que as maçãs apresentam. De acordo com especialistas, uma maçã de tamanho médio fornece cerca de um quinto da ingestão de fibra recomendada, bem como uma quantidade significativa de vitamina C, potássio e vitamina B-6.

Além dos nutrientes, a maçã é uma fruta fácil transportar, então a conveniência não será um problema. Mas, e se você pudesse tornar a maçã mais fácil de levar na bolsa, mantendo seus nutrientes e, ainda, estendendo sua vida útil e tornando essa fruta ainda mais atrativa para as crianças?

chips maçã

Isso é fácil de fazer com maçãs desidratadas, do tipo chips. Depois de aprender como fazer seus próprios chips de maçã, você poderá dar a seus filhos um delicioso deleite caseiro que você pode embalar em potes e mandar para a escola ou dar a eles como um lanche rápido e saudável depois da aula. Essas delícias não são apenas nutritivas, mas também têm o potencial de poupar dinheiro. Assumindo, é claro, que você pode resistir às tentações da padaria e da lanchonete, evitando os lanches açucarados.

O processo de desidratação de maçãs ajuda a concentrar sua doçura. Quanto mais finas as fatias, mais crocantes elas ficam. A combinação do sabor deliciosamente doce e a crocancia que vem da consistência da maçã eleva essa deliciosa fruta para um novo nível, e a maçã se torna uma alternativa maravilhosamente satisfatória e saudável para lanches sem excesso de gordura.

A chave para ser capaz de fazer os chips de maçã mais crocantes e saborosos é descobrir qual temperatura produzirá a melhor textura, bem como quanto tempo você precisa para manter as fatias no forno para desenvolver a textura perfeita sem sacrificar seu sabor.

Como fazer chips de maçã no forno

Chips MaçãA maioria das receitas para chips de maçã que usam o forno para secá-las referem-se ao processo como assar. É vital que você entenda que não se trata de ‘assar’ suas fatias de maçã. Você está apenas usando um forno quente para secar ou desidratar as maçãs.
Escolha maçãs que são naturalmente maduras  porque serão mais fáceis de fatiar e secar. As maçãs Fuji e Gala estão entre as mais doces.

 

Ingredientes que você precisa:

1 e ½  maçã
Canela (opcional)
Açúcar finamente granulado (opcional)

Procedimento e preparação:

-Pré-aqueça seu forno para 200 a 250 graus.
-Lavar e secar cada maçã completamente.
-Remova qualquer rótulo antes de cortá-los.
-Corte a parte superior e inferior da sua maçã.
-Usando uma faca muito afiada, corte cada maçã em fatias mais finas possível, certificando-se de que cada fatia tenha aproximadamente a mesma largura.
-Quanto mais finas as fatias melhor.
-Cubra o tabuleiro com papel manteiga.
-Remova todas as sementes antes de colocar as fatias em suas assadeiras. Você deve conseguir aproximadamente oito fatias de cada maçã.

Não há regras sobre quanto tempo suas fatias de maçã precisam ficar no forno para secar completamente. Isso dependerá em grande parte do seu gosto e textura preferidos.

Como qualquer receita, você terá que experimentar para descobrir o que você acredita funcionar melhor. Se você quer chips de maçã muito crocantes, você deve deixar as fatias por um pouco mais de tempo e, talvez, virar as fatias da maçã durante o processo de desidratação.

Se você deseja adicionar sabor às suas maçãs, você pode fazer uma mistura de canela e açúcar para polvilhar sobre as maçãs antes de colocá-las no forno. Depois de alguns minutos, se ambos os lados de suas maçãs estiverem castanhos, desligue o forno e deixe-as esfriar dentro do forno durante mais uma hora.