O curso NR 35 pode ser feito em dois níveis, o nível básico (curso online NR35) e o nível supervisor. Para o curso NR 35 Supervisor é necessário que o trabalhador reserve 40 horas para cumprir todas as etapas e se qualificar.

O curso tem como objetivo qualificar profissionais para supervisionar o trabalho em altura e contribuir para evitar os riscos eminentes. O supervisor fica encarregado de verificar os equipamentos de segurança usados, o espaço onde é feito o serviço e as condições de trabalho.

Além disso, deve comunicar de maneira eficiente e clara como trabalhar em segurança em altura.

O curso NR 35 supervisor tem a carga horária de 40 horas e pode ser feito em uma empresa especializada com espaço próprio para isso ou também pode ser feito dentro do local em que o funcionário já trabalha.

É necessário conter aulas práticas e teóricas e materiais de estudo de maneira que o cursando possa fazer avaliações para testar o conhecimento.

Conheça mais sobre o curso NR 35 Supervisor

O curso abrange a parte teórica onde é ensinada tudo sobre a Norma Regulamentadora 35. No final do curso o aluno conquista seu certificado que está regulamentado pelo Ministério do Trabalho e emprego.

O material utilizado no curso precisa conter conteúdos pragmáticos. Nele, é ensinado por etapas ou módulos.

Na primeira etapa, ensina-se sobre a introdução ao treinamento, regulamentos e normas para trabalho em altura, todas as responsabilidades que precisa ter para supervisionar, como prevenir acidentes em trabalhos temporários em altura, supervisão do trabalho e como formar os trabalhadores.

A segunda etapa tem um processo maior de aprendizado e trata os seguintes termos: Qual o objetivo da análise de risco, a definição, análise de risco, potenciais riscos, como sinalizar, como prevenir acidentes, permissão para o trabalho e checagem, combate a avaliação dos riscos.

Além disso, é necessário saber como adaptar a equipe para o trabalho, evolução técnica, medidas de proteção coletiva, instruções ao trabalho e saber como avaliar os riscos.

Outra pauta que será estudada neste módulo é a formação dos trabalhadores e como escolher os equipamentos para o trabalho. É necessário saber como organizar a parte de socorro, avaliar a meteorologia, saber conduzir os trabalhadores temporários e recomendar ao trabalho em altura para a parte elétrica.

A terceira etapa do curso abrange a parte de equipamentos para o trabalho acima de 2 metros, técnicas para usar as cordas e outros equipamentos que usem no trabalho em altura, o uso de EPI’s, a inspeção do trabalho e pontos de ancoragem.

O curso ainda aborda mais duas etapas. Nesta etapa são abordados acidentes que podem ocorrer, como conduzir em emergências, o básico do resgate em altura e salvamento em altura, classificação de segurança e os primeiros socorros.

A última etapa da pauta envolve comunicação e desenvolvimento e os requisitos básicos para isso. Envolve também todas as ações necessárias para uma boa comunicação como tipos, ruídos, técnicas de oratória e como melhorar essa comunicação. Além disso, abrange gerenciamento de conflitos.

Preciso pagar para fazer o curso NR 35 Supervisor?

É possível fazer o curso gratuito e pagar o certificado após a conclusão. Esse curso gratuito é feito de forma online e nele contém todo o conteúdo pragmático, material didático e avaliações que o aluno pode acessar assim que sentir que está preparado para fazer.

Mas também pode ser feito pedido pelo próprio empregador que contratará um a empresa para avaliar e a carga horária pode ser cumprida no horário de trabalho.

Qual a metodologia do curso NR 35 Supervisor?

Assim como qualquer outro curso, o curso NR 35 Supervisor também possui uma metodologia de estudos. Nela é abordado os seguintes termos:

• Os cursos são feitos por profissionais habilitados em Segurança do trabalho e mediador de pedagogia online;
• Possui todas as normas NRs com requisitos de operações, administrativos, tecnológicos e pedagógicos;
• Área intuitiva de estudos;
• Textos, vídeos, imagens ilustrativas para o curso;
• Canal para esclarecimento de dúvidas;
• Conteúdo pragmático com todas as informações necessárias.

É composto por aulas práticas, além das teóricas que abrangem as normas e materiais didáticos. As aulas práticas podem ser feitas na empresa onde trabalha já contando a carga horária de 40 horas de curso.

Quais as responsabilidades que abrangem o curso NR 35 Supervisor?

Por ser um trabalho de risco e envolver altura, o curso NR 35 Supervisor deve abordar todas as responsabilidades. O trabalhador deve saber suas obrigações e métodos de segurança.

Quando se trata de supervisor, é necessário saber como conduzir a equipe da melhor maneira e checar o trabalho e avisar quanto a possíveis acidentes que possam ocorrer.

Dessa maneira o empregador também tem responsabilidades e precisa seguir todos os passos estabelecidos pela NR 35 para que além de evitar acidentes, caso aconteça, ele esteja amparado com a garantia de que fez tudo que podia para evitá-lo.

O curso NR 35 Supervisor precisa de reciclagem?

O curso NR 35 Supervisor assim como o básico expira em 2 anos e necessita de reciclagem a após esse período. Como é um processo em que não pode haver erros, pois se trata de cuidados com vidas, é preciso estar em ordem com as normas.

Além disso, pode haver mudanças nessas normas e com isso há necessidade de reciclar.

A importância de se qualificar

Uma boa formação profissional é a melhor maneira de conquistar algo na carreira. É uma forma de melhorar o currículo, adquirir competências relacionadas ao âmbito de trabalho e ampliar as possibilidades de carreira.

Além disso, é o melhor jeito de subir as expectativas de qualificação e carreira. O curso NR 35 Supervisor pode levar o profissional a diversificar seus conhecimentos e conseguir consequentemente um salário melhor que mude a vida profissional.

Como hoje em dia a capacitação se tornou bem mais ampla e mais fácil, contendo meios de facilitar os estudos e horários flexíveis, se qualificar no curso NR 35 Supervisor é uma ótima opção.

É importante que o trabalhador esteja certo da carreira que deseja seguir e correr atrás dos seus objetivos, buscando sempre melhorar o desempenho.