Um novo estudo sugere que aquelas pessoas que fazem Yoga há muito tempo podem ter um melhor aprimoramento intelectivo na velhice em relação às demais. De acordo com o trabalho, o exercício dessa atividade a longo prazo seria capaz de mudar a estrutura do cérebro a ponto de proteger contra o enfraquecimento intelectivo e a perda de memória em pessoas da terceira idade, principalmente entre as mulheres que fazem Yoga, intituladas como yoginis.

Os especialistas notaram que as yoginis mais velhas possuem maior densidade do córtex pré-frontal esquerdo, nas regiões cerebrais relacionadas a funções cerebrais como atenção e memória.

yoga-previne-perda-memoria A estrutura e a forma do cérebro modificam à proporção que envelhecemos, o que algumas vezes leva ao enfraquecimento mental, contendo memória e concentração prejudicadas. Uma dessas modificações cerebrais é amplamente remetida ao córtex do cérebro, que se torna mais fino, o que os estudiosos mostraram que está correlacionado com o declínio cognitivo. Cientistas incluídos na análise explicaram que, precisamente como nossos músculos, o cérebro se amplia através do treino. Como qualquer atividade contemplativa, a Yoga tem um componente intelectivo em que a atenção e a concentração são muito importantes.

Os estudiosos almejavam avaliar se os praticantes de Yoga em muito tempo tinham diferenças em se tratando de estrutura cerebral em comparação com idosos com muita saúde que em tempo algum exerceram a Yoga. Para o exame, eles juntaram um pequeno time de yoginis que tinha praticado Yoga pelo menos duas vezes a cada semana durante um mínimo de 8 anos, embora o grupo tivesse uma média de praticamente quinze anos de prática.

Eles, então, compararam as yoginis com outro time de mulheres saudáveis que jamais fizeram Yoga ou atividades de contemplação ou reflexão, mas revelaram os mesmos níveis de prática física, alusivas à mesma idade (cerca de 60 anos).

A equipe escaneou os cérebros dos participantes usando ressonância magnética para observar se existia determinada distinção nos cérebros. Os estudiosos encontraram maior densidade no córtex pré-frontal esquerdino nos yoginis, nas áreas do cérebro vinculadas a atribuições intelectuais como memória e concentração.

Enfraquecimento de memória na terceira idade é natural, enquanto a prática física e as práticas contemplativas podem ajudar a melhorá-la, bem como frutas com antioxidantes, frutas coloridas, vegetais de folhas verdes e sementes integrais, que resguardam seu cérebro de radicais livres insalubres, são capazes de ajudar notavelmente na manutenção da memória.

Aqui estão certos alimentos que são capazes de fazer maravilhas pela sua cognição e por seu desenvolvimento intelectivo como um todo.

Vitamina C e B: A vitamina C, presente nas frutas cítricas, está ligada à rapidez intelectual, ao passo que a Vitamina B ajuda contra o atrofiamento cerebral e o comprometimento mental relativo à idade. Detectada em peixes, vegetais de folhas verdes, cogumelos, amendoim, sementes de gergelim e ovos.

Nozes e Sementes: um punhado de sementes e nozes conseguem ajudar a aperfeiçoar admiravelmente o seu poder de memória. As sementes de abóbora são abarrotadas de zinco que desempenham uma função essencial na reabilitação da sua memória. As nozes são uma excelente fonte de Ômega-3 além de outros nutrientes fundamentais ao exercício do cérebro e aptidões cognitivas. As sementes de girassol são ótimas fontes de vitamina.

yoga-previne-perda-memoria Legumes verdes: brócolis, couve, espinafre – qualquer um dos vegetais verdes estão repletos de ferro, vitamina E, K e B9 (folato) e fitonutrientes como a vitamina C, que são extremamente importantes para o crescimento de partículas cerebrais. A vitamina K é conhecida por ser útil no aperfeiçoamento cognitivo e no aumento do estado de alerta cerebral.

Abacates: Beneficiados com Vitamina E, os abacates estão saturados com antioxidantes que ajudam a preservar o cérebro saudável e concentrado. Os abacates ainda estão associados com a diminuição do risco de enfermidade de Alzheimer.

Tomates: os tomates são uma boa fonte de licopeno que auxilia contra a atrofia de células do cérebro e auxilia na manutenção e produção de novas células cerebrais.

Grãos inteiros: os grãos inteiros são considerados o poder da energia e auxiliam você a se concentrar adequadamente. Ao ingerir grãos inteiros ricos em fibras, a energia é liberada no corpo sob a forma de açúcar que auxilia o cérebro a operar satisfatoriamente, nos mantendo atentos.

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