Kit primeiros socorros: como montar o seu?

Kit primeiros socorros: como montar o seu?

 

Um kit primeiros socorros é uma das melhores formas de garantir a segurança das pessoas, seja nas empresas ou em casas. Isso porque, o kit vai garantir os primeiros tratamentos e impedir que o quadro piore.

Inclusive, quando falamos de empresas, contar com o kit de primeiros socorros devidamente montado é previsto em Lei, sendo uma regra importantíssima para  segurança e saúde de todos.

Por isso, saber como montar seu kit é fundamental para o sucesso em diversas circunstâncias. Continue lendo e você vai conhecer a importância do kit e também os itens que devem constar na sua maleta.

Kit primeiro socorros

Qual a importância do kit primeiros socorros?

O kit primeiros socorros é de fundamental importância para empresas e residências. Isso porque, estamos falando de itens que têm como objetivo trazer os cuidados imediatos em caso de algum acidente.

Dessa forma, um kit de primeiros socorros é um item que não pode faltar em qualquer ambiente que conte com pessoas executando atividades que oferecem algum risco. 

Através de um kit bem montado, é possível oferecer um atendimento emergencial básico e controlar a situação. Além disso, é possível acalmar o acidentado até que tenham um atendimento mais especializado (caso seja necessário). Os primeiros minutos de atendimento no momento do acidente são cruciais para a saúde da vítima. 

A presença de um kit de primeiros socorros garante: 

  • Maior segurança para as pessoas para executar suas tarefas e atividades;
  • Identificar riscos de lesões mais graves;
  • Garantir cuidados imediatos para o ferido;
  • Garantir o encaminhando correto para o hospital, afinal, estamos falando dos primeiros socorros, que são essenciais muitas vezes para garantir a integridade física do acidentado;
  • Cumprimento das normas de segurança previstas na Lei;

 

Mas a grande pergunta é: como montar esse kit? E é exatamente sobre isso que falaremos abaixo. 

Como montar o kit de primeiros socorros?

De acordo com o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, as empresas (de todos os portes) precisam promover formas de preservar e garantir a saúde de seus colaboradores.

Dessa maneira, o PCMSO específica e também padroniza condutas e procedimentos para seguir a fim de diminuir os riscos que os empregados se expõem em seu ambiente de trabalho.

Além disso, dentro do que compõe as normas do kit primeiros socorros, existem parâmetros que precisam ser seguidos na hora de escolher os itens do kit.

Outro ponto fundamental, é entender os níveis dos riscos que as atividades trazem. Desse modo, um kit para ter em casa, vai ser diferente do kit para um trabalhador que trabalha com eletricidade, por exemplo. 

Por isso, não existe um único padrão a ser seguido para os kits, mas como veremos abaixo, alguns itens são fundamentais em qualquer kit.

Além de oferecer os primeiros socorros, no caso das empresas, também será preciso investir e assegurar aos colaboradores um ambiente de bem-estar e que evite colocá-los em risco. Afinal, o objetivo é que não seja preciso usar o kit, e o ambiente diz muito sobre os possíveis acidentes que podem ocorrer.

Isso porque, contar com um ambiente de satisfação e segurança vai elevar a satisfação dos colaboradores e sua produtividade. Assim todos ganham.

Já para quem busca ter um kit em casa, é preciso avaliar os riscos e contar com itens que correspondam para tais.

 

Quais itens devem conter no kit de primeiros socorros?

Independentemente do local ou atividade praticada, ser ágil e eficaz no atendimento de primeiros socorros, é fundamental para garantir a saúde dos envolvidos. Além disso, o kit de primeiros socorros ajuda a manter o quadro estável, até que o atendimento médico especializado chegue ao local.

Para salvaguardar a vida de todos e garantir o melhor atendimento logo após os acidentes, alguns itens são fundamentais.

Importante: estamos usando como parâmetro um kit de primeiros socorros empresarial padrão. Caso faça uma atividade com maiores riscos é preciso verificar os itens obrigatórios. Entretanto, com esses itens abaixo, é possível garantir os primeiros socorros na grande maioria dos casos.

Instrumentos básicos do kit

De modo geral, os instrumentos obrigatórios para seu kit empresarial, são:

  • Pinça;
  • Termômetro;
  • Tesoura;
  • Luvas cirúrgicas descartáveis;
  • Colar cervical;
  • Óculos de proteção;
  • Máscara facial;
  • Talas de imobilização.

 

Materiais básicos para curativo do kit

De modo geral, os materiais obrigatórios para seu kit empresarial, são:

  • Curativos adesivos (Band-Aid e afins);
  • Gazes esterilizadas;
  • Antisséptico;
  • Álcool 70%; 
  • Esparadrapos;
  • Água Boricada;
  • Ataduras de crepe;
  • ​Solução de iodo;
  • Água oxigenada (10 volumes)
  • Algodão hidrófilo.

Atenção: Como dito acima, esses são os itens considerados “padrão”, mas pode ser que para o seu segmento outros itens sejam obrigatórios. Por isso é importante ter o apoio da Medicina Ocupacional em sua empresa, assim sendo, terá todo apoio para poder montar seu kit de primeiros socorros, que esteja de acordo com as normas e seja mais eficiente caso seja necessário.

Além disso, nesse caso, é preciso ficar de olho nas quantidades e validade dos itens, a fim de garantir que sempre tenha os materiais de qualidade, com as quantidades corretas e dentro da validade. 

 

Afinal, nunca se sabe quando um acidente pode acontecer, e ser preventivo é a única forma de garantir mais saúde e segurança para todos.

O que NÃO pode ter no kit primeiros socorros?

Além de saber o que ter no kit primeiros socorros, é preciso saber o que não ter. Exatamente isso, de acordo com o Decreto nº 20.931, nenhum kit de primeiros socorros deve conter medicamentos entre seus itens.

Desse modo, não se deve ter nenhum medicamento no kit, até mesmo um analgésico ou dipirona. Muitas pessoas tem alergia a medicamentos, o que pode piorar o quadro.  

Dessa forma, o kit deve ser usado para resolver pequenos acidentes, como um simples corte no dedo, por exemplo, e/ou garantir os primeiros atendimentos até a chegada de profissionais que poderão avançar no tratamento caso necessário. 

Treinamentos indicados para primeiros socorros

Além de ter um kit primeiros socorros, é preciso ter pessoas qualificadas para prestar esses primeiros socorros. De modo geral, é preciso que a empresa conte com mais de um colaborador capacitado para prestar os primeiros cuidados. Por isso, por via de regra, deve-se treinar três colaboradores (para empresas grandes, o indicado é um por setor)

Existem uma infinidade de cursos e treinamentos que o colaborador pode fazer para auxiliar no uso dos itens do kit de primeiros socorros. Além disso, existe a chamada SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) promovida pela CIPA. 

Dentro dessa semana, traz um grande aprendizado sobre os métodos de prevenção de acidentes, bem como, de conteúdos ensinando os primeiros socorros.

Outro ponto importante nesse contexto, é o tamanho e segmento da empresa. Inclusive muitas intuições de saúde contam com serviços para ensinar e preparar pessoas para desempenhar os primeiros socorros. Ocorrendo, de modo geral, em eventos e palestras dentro da própria empresa.

Além disso, é muito importante que os colaboradores tenham treinamento especificado de segurança, como é o caso do curso de NR 10, que tem como objetivo principal evitar acidentes ligados à parte elétrica, além de saber lidar caso ocorram. 

O grande ponto aqui, é garantir que tenha pessoas qualificadas e treinadas, tanto para evitar acidentes, quanto para agir nos primeiros socorros. Isso porque, tão importante quanto ter os itens, é poder usá-los da maneira correta. 

Por isso, as duas frentes precisam estar alinhadas, tanto os itens quanto quem vai executar. O mau uso dos equipamentos, bem como, o manuseio errado do ferido poderá resultar em danos terríveis e até mesmo a morte. 

Dessa maneira, os treinamentos devem ser feitos de modo a garantir que as pessoas tenham todo o preparo necessário para poder usar corretamente o kit primeiros socorros.

 

editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *