Medo de altura: como superar de uma vez por todas

Medo de altura: como superar de uma vez por todas

 

O medo de altura é um dos medos mais comuns. Com certeza você conhece alguém que tenha medo de altura, ou até você mesmo tenha.  Qualquer um pode se sentir desconfortável em um lugar alto. 

Entretanto, o que é visto como normal e comum, poderá ser um importante limitador. Afinal, todo medo irracional deve ser tratado para garantir melhor qualidade de vida da pessoa.

Inclusive, dentro do mercado de trabalho, existem ótimas possibilidades que envolvem trabalhos em altura. Dessa maneira, encontrar uma forma de superar esse medo, vai te garantir mais opções de trabalho e oportunidade de melhores ganhos.

Com isso em mente, no texto de hoje ,vamos explicar um pouco melhor esse medo, as melhores formas de tratar e ótimas dicas para te ajudar a superar esse medo.

 

O que é o medo de altura propriamente dito?

Acrofobia é o nome técnico para pessoas que apresentam o quadro psicológico de medo de lugares altos (altura em si). Esse transtorno está associado ao medo irracional e exagerado de altura. 

E como dito acima, é um dos medos mais comuns do ser humano, acometendo cerca de 2% a 5% de toda população mundial, o que pode parecer pouco olhando de forma ampla, mas que na realidade afeta muitas pessoas.

Além disso, é preciso diferenciar medo irracional de cuidado. Afinal, muitas vezes é preciso ter muito cuidado ao executar qualquer tarefa em altura. E existem também diferentes graus dessa fobia, desde os casos mais simples a casos bem mais sérios.

Com isso dito, o foco do nosso texto será na acrofobia (e seus diferentes níveis) e não no simples cuidado. Tendo em vista que o cuidado e treinamento adequado é obrigatório para quem realmente trabalha em altura.

Um dado importante sobre a condição, é que ela é mais comum em mulheres, sendo praticamente o dobro de casos, do que os que ocorrem com homens. E nesses casos, estamos falando de um fobia que pode desencadear em crises de pânico, que realmente podem colocar a pessoa em risco.

Dessa forma, estamos falando de um quadro que traz diversos sintomas, dentre os quais podemos destacar:

  • Náuseas;
  • Dores de cabeça;
  • Tontura;
  • Falta de ar
  • Vertigem;
  • Taquicardia
  • Ansiedade e crises de pânico;
  • Suor excessivo;
  • Entre outros.

Além disso, é comum que as pessoas travem e fiquem abaixadas ou ajoelhadas até que sejam removidas do local, sendo comum também crises de choro e gritos decorrentes das crises de pânico e ansiedade. E como dito acima, os sintomas e efeitos podem variar muito de pessoa para pessoa.

 

Por que existe o medo de altura?

De modo geral, não existe um consenso do porque o medo de altura é algo tão presente. As melhores “teorias” relacionam o medo a alguma situação traumática de desencadear esse medo exagerado.

Entretanto, outras linhas de pensamento associam esse medo a algo presente na evolução do ser humano (e demais mamíferos) quanto espécie, tendo em vista que altura está relacionada às quedas e diversos danos físicos decorrentes.

Outro ponto importante, é que essa fobia muda a percepção de altura que as pessoas têm, exagerando e mostrando uma imagem distorcida sobre os reais perigos.

Além disso, muitas vezes essa fobia está atrelada ao medo de andar de avião e outras aeronaves, a aerofobia.

 

Como tratar o medo de altura ?

Primeiramente, vamos falar sobre a forma correta de lidar com o medo, que é com ajuda de um profissional em psicologia, depois traremos dicas práticas que vão te ajudar a lidar melhor com esse quadro.

A melhor maneira de superar a acrofobia é através de terapias psicológicas. Como é um medo comum, existe bastante estudo e até o uso de realidade virtual para ajudar os pacientes.

Dessa forma, se você tem esse quadro, a dica de ouro é procurar a ajuda de um psicólogo de sua confiança, para assim, iniciar o tratamento da maneira certa.

Entretanto, além do tratamento médico, existem algumas condutas que vão te ajudar a perceber melhor esse teu medo, ajudando a lidar com ele de forma racional. E é justamente sobre isso que falaremos a seguir. 

 

5 Dicas práticas que vão te ajudar a lidar com o medo de altura

Depois de entendermos a parte técnica por trás do medo, vamos trazer dicas importantes que vão te ajudar a superar esse medo. 

Vale lembrar, que como estamos falando de uma fobia, vale muito a pena procurar a ajuda de um especialista. Desse modo, essas dicas servem como complemento e não como substituto de um profissional de qualidade.

 

1. Olhe para si mesmo e reflita sobre a realidade dos fatos

Como dito acima, sabemos que estamos falando de algo irracional que deve ser tratado com profissional. Entretanto, um dos pontos mais importantes para lidar com o medo é olhar para dentro de si. Inclusive, esse é um dos temas tratados durante as sessões de terapia.

Quando conseguimos aplicar a realidade na situação, o que era um medo gigantesco começa a ficar menor. Ao sentir medo de altura, veja o ambiente de forma completa e veja se realmente você está em perigo, ou se não é algo que sua mente está projetando e/ou ampliando.

2.Relaxe!

Sim, sabemos que é mais fácil falar do que fazer. Mas , realmente, uma das formas de lidar com situações de medo relacionada a altura é respirando fundo e relaxando.

Inclusive, um dos sintomas é a aceleração dos batimentos, dificuldades para respirar, entre outros. Dessa forma, ao respirar profundamente repetidas vezes é possível “driblar” esses sintomas, e aos poucos perceber que a situação não representa perigo e que você está seguro.

3. Prepare-se!

Embora possa ser algo que vai aumentar ainda mais a ansiedade, saber de antemão quando estará em um lugar alto, poderá ajudar você a se preparar mentalmente para a situação.

Dessa forma, você não será surpreendido no local e já estará esperando pela situação. Com isso, você poderá já preparar seu corpo e mente para a situação e terá mais ferramentas para lidar com a situação. 

4. Não fuja da altura

Muitos dizem que uma das formas de superar seu medo é enfrentando ele. E sim, isso realmente tende a funcionar, tendo em vista que será mais fácil de perceber que a situação é, de fato, normal e totalmente superável.

Entretanto, nunca faça isso logo de cara de uma forma ampla, vá aos poucos. Assim o “choque” será menor e será possível permanecer mais tendo na situação e tirar o máximo de proveito dela.

Por exemplo, não estamos falando para pular de paraquedas, mas sim para eventualmente ir até uma sacada, olhar para baixo e lidar com o desconforto de forma branda.

Dessa forma, sua mente vai criando “anticorpos” para lidar com a situação. Com isso, conforme for superando, gradativamente vá subindo de nível. De preferência sempre faça isso com alguém do lado, assim evita-se um problema maior.

5. Evite estimulantes

Os estimulantes, como cafeína, taurina, entre outros, são muito bons para nos deixar acordados e prontos. Entretanto, ao mesmo tempo que nos deixam ligados, eles elevam nossos batimentos cardíacos e nos deixam “pilhados”.

Agora, junte esses efeitos com o medo de altura e você poderá facilmente ampliar a ansiedade e desencadear uma crise de pânico e aceleração do coração. 

Dessa maneira, evite o consumo dessas substâncias quando estiver em lugares mais altos.

Como garantir sua segurança para trabalhar em altura?

É considerado trabalho em altura, toda atividade feita acima de 2 metros de altura. Dessa forma, existe um treinamento que muitas empresas pedem, bem como contratantes, para que os prestadores de serviços possam executar esse tipo de atividade.

Afinal, como estamos falando de trabalho em altura, uma queda poderá ser muito grave e até fatal. Com isso em mente, é preciso que os trabalhadores que executem atividades em altura tenham um treinamento completo de segurança para poder trabalhar com toda segurança nesse tipo de atividade.

Desse modo, além de garantir a sua integridade, poderá executar o trabalho da melhor maneira possível. Esse treinamento é regulado pela norma reguladora 35 que fala justamente sobre as práticas para trabalho em altura.

Dessa maneira, fazer um curso de NR 35 para trabalho em altura, além de te garantir segurança, vai abrir muito mais possibilidades de trabalho, bem como, melhores ganhos. Afinal, trabalho em risco tende a aumentar o valor pago.

Então, se você já superou o seu medo de altura, ou ainda tem, mas busca a forma correta de garantir a sua segurança em trabalhos que te coloquem nessa situação, o curso de NR 35 é a melhor escolha.

É importante deixar claro, que o treinamento não vai combater seu medo, mas sim vai apresentar de forma didática e prática, as condutas que o profissional deve adotar para esse tipo de trabalho, desde o uso de equipamentos de segurança, até o modo de se comportar no ambiente de trabalho em altura.

Além disso, não ter esse treinamento vai te limitar para diferentes tipos de trabalho. Tendo em vista que qualquer atividade acima de 2 metros já é considerada trabalho em altura e tem por obrigatoriedade esse treinamento.

 

editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *